quarta-feira , 17 julho 2019
Home / Bem Estar / Falta de tempo, é desculpa?

Falta de tempo, é desculpa?

Para muitos praticar atividades físicas é sempre difícil e assim que pensam em praticar algo, já surgem algumas dificuldades, a maior deles é o tempo.

Com o cotidiano cada vez mais corrido, com as informações sempre chegando aceleradas e com toda a repercussão que isso dá em torno da nossa vida, somos quase obrigados a seguir neste mesmo ritmo. Porém dentro disso, podemos e devemos separar um tempo para nós, um tempo onde o que é mais importante é a nossa saúde. Um exemplo: ficamos doente, e temos que parar com toda a correria, com todos os compromissos porque necessitamos ir ao médico para uma consulta para que seja definido um diagnóstico do que devemos fazer para melhorar o mais breve possível e seguir em frente com nossos compromissos. E se este exemplo for coloca no nosso dia a dia, e se dentro da rotina diária fosse estipulado uma “consulta” como prevenção? Sim, isso é possível. O mais importante é a conscientização desta prioridade nas nossas vidas, tendo consciência dos benefícios que uma atividade física pode proporcionar, surge uma nova palavra: motivação. Precisamos ter consciência da importância de se mexer mas junto a isso sempre estar motivados para esta ação, a palavra motivação é definida como um impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos.

Em qualquer área ou desejo que se quer atingir, precisamos ter metas para que tenhamos motivação para atingi-las, com relação a pratica de atividades físicas é da mesma forma. Quando se tem uma meta, sendo pequena ou grande, seja ela perder peso, disputar uma maratona, ou apenas estar ativo, estas devem estar claras e definidas de que maneira deseja alcança-las, assim você define qual é o tempo que deseja que deverá guardar durante o seu dia para tal atividade e ter os resultados alcançadas.

Portanto, posso dizer que a falta de tempo não é desculpa para não praticar atividades físicas, um grande exemplo é esta frase de Lair Ribeiro: “Aquele que não tem tempo para cuidar da saúde vai ter que arrumar tempo para cuidar da doença”.

Para ter ajudar a alcançar seus objetivos e ter motivação para praticar atividade física, desenvolvi o Projeto Eu Incentivo, nosso maior objetivo é estimular as pessoas a praticarem atividades físicas, em qualquer lugar, sempre mostrando que a atividade física pode ser praticada em qualquer tempo, qualquer atividade que seja feita trará benefícios para sua saúde enfim para sua vida, a definição de atividade física é qualquer movimento corporal produzido pela musculatura que resulte num gasto de energia acima do nível de repouso. Exemplos: caminhar para se deslocar de um lugar a outro, passear com o cachorro, subir escadas, lavar o carro, brincar com os filhos, dançar, cuidar do jardim, entre outros. Enfim o que desejo é que você crie motivação para iniciar ou manter uma atividade física pois quem ganha com isso é você e sua saúde, assim seu cotidiano será bem melhor aproveitado, sua saúde agradece.

Segue algumas dicas importantes:

  • Defina a meta que deseja alcançar, isso te dará a motivação necessária para praticar atividades físicas;
  • Escolha uma atividade física que te dê prazer em praticar, experimente diferentes modalidades, pois assim você terá certeza do que te fará bem e você irá conseguir alcançar seus objetivos;
  • Convide pessoas com pensamentos positivos para estarem junto com você praticando aquela atividade física, isso será uma motivação a mais;
  • Defina um horário para a atividades mas com flexibilidade de horários, mas tenha sempre dias e horários fixos, pois assim não tem desculpa para não treinar de manhã, porque a tarde será mais tranquila sua agenda, e depois que passou a tarde, diz que irá treinar a noite e chaga a noite você está muito cansado, assim já ficará para o outro dia. Estas são as piores desculpas para matar o treino.
  • Tenha em mente que todos os objetivos que deseja alcançar são esforços e méritos seus, então não se deixe desanimar por pessoas pessimistas.

 

Sobre Giselle Suardi

Giselle Suardi
Giselle Suardi é formada em Educação Física desde 2005, com Pós Graduação em Psicomotricidade na Educação, com amplo conhecimento nas áreas de Educação e Desenvolvimento Humano.

Verificar também

DICAS DA COACH SOBRE AUTOESTIMA

A Coach Maria Almeida Garcia da NeoplanRh dá dicas sobre Autoestima.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *