segunda-feira , 25 setembro 2017
Home / Saúde / Matérias Saúde / Os benefícios da natação para o desenvolvimento infantil

Os benefícios da natação para o desenvolvimento infantil

Atualmente, o desenvolvimento da personalidade da criança tem merecido uma atenção especial dos pais e professores. A criança sofre mudanças no seu organismo durante o processo de crescimento e desenvolvimento, tais como: comportamento motor, afetividade, aprendizagem, percepção, entre outros benefícios.

Atualmente, o desenvolvimento da personalidade da criança tem merecido uma atenção especial dos pais e professores. A criança sofre mudanças no seu organismo durante o processo de crescimento e desenvolvimento, tais como: comportamento motor, afetividade, aprendizagem, percepção, entre outros benefícios.

Deve-se respeitar o desenvolvimento de habilidades básicas das crianças, pois se isso não for privilegiado é provável que a criança enfrente dificuldades para combinar habilidades de forma mais eficiente e adquirir habilidades mais complexas.

Com certeza, a natação infantil é o primeiro instrumento e o mais eficaz de aplicação da Educação Física no ser humano, bem como ótimo elemento para iniciar a criança na aprendizagem organizada, auxiliando também no desenvolvimento psicomotor e no processo de maturação.

Quando falamos em natação e os benefícios que essa prática traz para o desenvolvimento infantil, devemos ter consciência que o processo pedagógico do “ensinar a nadar” deve ser respeitado em suas fases. Como primeira fase e talvez a mais importante destaca-se a adaptação ao meio aquático, que deve ser orientada para que a criança experimente e vivencie habilidades de estabilidade postural, proporcionando um domínio de movimentos corporais que levam a ótimas condições para uma boa respiração dentro d’água.

Se neste momento a criança for estimulada e motivada, ela passa pelas outras fases do ensino da natação (como o aprendizado dos 4 estilos, por exemplo) com uma ampla gama de habilidades, tornando o processo de aprendizagem mais interessante e desafiador.

Ao tratarmos da natação infantil, não podemos esquecer de um componente fundamental no processo de aprendizagem: o LÚDICO. A abordagem do lúdico em aulas de natação infantil é essencial, pois gera manifestações positivas que estimulam a criatividade, a espontaneidade, o prazer, a afetividade, entre outros.

É necessário enfatizar que o lúdico não deve ser inserido nas atividades aquáticas somente como um meio para alcançar determinado objetivo dentro do processo ensino-aprendizagem dos nados. Ele deve estar inserido nas aulas de natação infantil como elemento básico motivador do aprendizado. Além disso, o lúdico estabelece o vínculo entre o professor e o aluno, construindo laços afetivos entre eles e um relacionamento onde a segurança, o conforto e a confiança são peças chaves.

Assim, com base na minha experiência como professora de natação infantil e também com base na fundamentação teórica pesquisada, tenho certeza de que a natação contribui para um excelente desenvolvimento a nível motor, psíquico e social.

É um esporte considerado completo, pois trabalha todos os mecanismos fisiológicos, como capacidade respiratória e sistema cardiovascular; tem papel fundamental na formação da personalidade e inteligência das crianças, além de ser um esporte que não tem idade para começar nem parar de nadar.

Matéria publicada pelo site Stillo Natação 

Sobre Giselle Suardi

Giselle Suardi
Giselle Suardi é formada em Educação Física desde 2005, com Pós Graduação em Psicomotricidade na Educação, com amplo conhecimento nas áreas de Educação e Desenvolvimento Humano.

Verificar também

Como emagrecer com sucesso?

Você já tentou de tudo para emagrecer? Já recorreu a diversas dietas e teve um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *